jd

Sobre a modalidade:

Segundo a história, a origem dessa dança tem raízes essencialmente populares. O Jazz Dance surgiu e se popularizou na mesma época em que a música Jazz, surgiu nos Estados Unidos no fim do século passado, podendo dizer assim, que nasceu da cultura negra.  No início, nas viagens dos navios negreiros da África para os Estados Unidos, os negros que não morriam de doenças eram obrigados a dançar para manterem a saúde. As danças tradicionais dos senhores brancos eram as valsas e as quadrilhas, e os negros os imitavam para ridicularizá-los, mas dançavam de acordo com a visão que tinham de sua cultura europeia, e misturando um pouco com as danças que conheciam, utilizando instrumentos de sua cultura. Dessa forma, surgiu a base do que se tornaria o Jazz séculos depois, uma mistura da imitação dos ritmos europeus com os costumes naturais dos negros.

Em meados do século XVIII, os tambores foram proibidos no sul dos Estados Unidos para evitar revoltas dos negros. Assim, para executar suas danças, eles foram obrigados a improvisar com outras formas de som, como palmas, sapateados, e o banjo. Mais uma vez, a dança dos negros dava um salto, se aproximando ainda mais com o jazz que nós conhecemos atualmente, apesar de não receber esse nome na época.

No início do século XX, as danças afro-americanas começaram a entrar para os salões de Nova Orleans e a sofrer novas influências: do can-can e do charleston, principalmente. A nomenclatura Jazz, surgiu em 1917, quando a dança se tornou popular e tomou conta dos palcos, principalmente os da Broadway, ganhando grande destaque no mundo da dança.

Benefícios e Diferencial de Ensino

O Jazz Dance é conhecido e caracterizado pela sua energia, através de movimentos bem fortes e explosivos, ao mesmo tempo em que contempla a leveza e suavidade dos movimentos. É um estilo de dança que depende diretamente da presença e emoção do bailarino durante sua execução. Nesta aula, portanto, a personalidade e o emocional de cada aluno será trabalhado em sala de aula, colaborando para maior desenvoltura corporal em suas movimentações, perda da timidez, estímulo da criatividade e da intensidade na vivência destas experiências. Além desses benefícios, o jazz dance oferece uma movimentação ampla que se resume em um excelente trabalho físico, aumentando a resistência, diminuindo o cansaço, e melhorando a disposição corporal.

Público Alvo

Todas as idades são bem vindas! #simboradançar!

O que levar/uniforme para as aulas

É importante levar uma garrafa de água, sapatilha, e utilizar uma roupa que o permita se mover sem impedimentos!