ds

Sobre a modalidade

A Dança de Salão tem origem nos bailes das cortes reais na Europa, tomando forma na corte do Rei Luís XIV, na França. É procurada atualmente, por ser uma dança coletiva, dançada a dois e que promove amplamente a socialização e interação.

Sobre as aulas:
Inicialmente começamos as aulas com dois ritmos, para que o aluno não se confunda com tantos passos diferentes, e depois que estiver dominando o básico dos ritmos, incluímos outros ritmos. Nas aulas particulares, o aluno escolhe o que deseja aprender primeiro, e depois os demais ritmos.

Dúvidas frequentes:

Nunca dancei, não sei nada, não levo jeito será que consigo aprender?

Sim, cada pessoa aprende em uma velocidade diferente. Alguns têm muita facilidade para aprender, outros têm bastante dificuldade e precisam de atenção especial, mas a maioria acompanha o ritmo da aula sem problemas. O importante é saber que qualquer pessoa pode aprender a dançar e o melhor, se divertir.

A turma já está em andamento, vou acompanhar? Vou ficar perdido? Eu não sei nada…

Neste caso trabalhamos com didáticas de inclusão, para os alunos que estão entrando na turma mesmo sem saber nada, fazendo com que o novo aluno rapidamente se enquadre na turma, os monitores irão auxiliá-los.

Eu não tenho par, vai ter par para mim?

Pode vir fazer sua aula tranquilo(a). Temos os(as) bolsistas que são alunos que ficam a disposição para formar pares durante as aulas e o professor dança sempre com todos os aluno.

Vou acompanhado(a) e não quero trocar de parceiro!

Você vai dançar bastante com o seu parceiro (a). Mas às vezes será necessário trocar para que o casal não crie vícios, ou até mesmo para resolver algum desentendimento que possa aparecer em relação a algum passo. Mas sempre dentro da vontade de cada casal.

Como são as aulas? É um ritmo por aula? Se eu perder uma aula fico sem aquilo que foi dado? Porque se recuperar em outra não é o mesmo conteúdo?

Se você perdeu uma aula, na seguinte, normalmente são revisados rapidamente os ritmos anteriores. Caso o aluno falte uma aula, não há problema em participar da aula seguinte sem rever os conteúdos perdidos. Mas se perder várias deve conversar com seu professor para recuperar.

Tenho muita dificuldade em me mover e tenho vergonha de dançar em grupo. O que devo fazer?

O aconselhável que você  inicie fazendo uma aula experimental em grupo e quebrar quaisquer tabus, mas se caso a vergonha e a dificuldade venha a surgir aconselha-se iniciar com aulas particulares, somente com o professor e mais tarde se insira num grupo para desenvolver melhor sua socialização.

Eu não sei nada, tenho que dançar com outro aluno, isso não atrapalha o aprendizado?
Na aula trocamos de pares várias vezes, você vai dançar com outros alunos e também com os monitores, isso é muito importante para que você aprenda a dançar com várias pessoas diferentes. Nunca dois alunos com dificuldade dançam por muito tempo juntos, procuramos balancear os casais para que todos evoluam.

Benefícios e Diferencial de Ensino

Ajuda na postura e equilíbrio

Na dança a postura é muito importante. E a manutenção da postura em cada passo de dança faz com que ela seja mantida no dia a dia. Com a melhora da postura, o corpo adquire também um melhor equilíbrio, entre músculos, ossos, tendões e ligamentos.

Diminui o estresse

Dançar ajuda a liberar tensões e melhora a autoestima. Um benefício muito importante da dança de salão é o seu poder em diminuir o estresse. Para pessoas que levam uma vida muito corrida, cansativa, a dança pode ser um novo hobbie e uma maneira de extravasar e deixar de lado os problemas do dia-a-dia.

Estimula o sistema circulatório

Além de queimar calorias, a dança é um exercício aeróbico completo. Auxilia na perda de líquidos, fortalece a musculatura e melhora o condicionamento respiratório e a circulação do sangue.

Aumenta o círculo de amizades

A dança melhora a timidez e faz com que você conheça outras pessoas fora do seu círculo de família e de trabalho. Além das aulas, você pode encontrar novas pessoas em bailes e formar grupos para praticar os passos.

Público alvo

É indicada para todas as idades.  Crianças, adultos e idosos. A dança de salão pode ser realizada por pessoas de todas as idades, pois não tem contra indicação médica. A diferença da aula para as diferentes idades é a adaptação dos passos para os limites físicos de cada uma.

O que levar/uniforme para as aulas

Aconselha-se nos primeiros dias, calçados preferencialmente fechados para evitar quaisquer acidentes, evitar salto alto e principalmente saltos plataforma, preferencialmente sapatos que deslizem com facilidade. Roupas leves e confortáveis. Garrafinha para água.