O “Affetto Espaço de Danças” surgiu de um projeto de dois jovens empreendedores mineiros, Leandro Brito e Thalita Menezes. Com Thalita atuando profissionalmente no mercado de Dança do Ventre desde 2007, e com um número expressivo de alunas em algumas escolas de Belo Horizonte, o casal observou então uma oportunidade de gerenciar um espaço próprio, sob a coordenação e direção deles. Em agosto de 2011, foi inaugurado o “Espaço de Danças Thalita Menezes”, no bairro Santa Mônica, uma região de fácil acesso entre dois grandes vetores que estão em constante expansão em Belo Horizonte, Pampulha e Venda Nova.

Estrutura

Em poucos anos, o Espaço de Danças tornou-se uma das referências no ensino de Dança do Ventre e Tribal Fusion de Minas Gerais. Essa posição foi alcançada com muita disciplina e obstinação em alcançar o SONHO da escola e praticando os VALORES do nosso posicionamento. As conquistas graduais deram a energia necessária para que a escola passasse a oferecer também, mais de dez estilos de danças no seu quadro de modalidades. Além da Dança do Ventre, o Espaço de Danças conta também com equipe de professores de Ballet Clássico, Baby Class, Ballet Fit, Jazz Dance, Dança Contemporânea, Dança de Salão, Forró, Flamenco, Danças Urbanas, Danças Populares Brasileiras, Dança do Ventre Kids, Tribal Fusion, ATS® (American Tribal Style), Stiletto Dance e Zumba® .

Em 2016, o Espaço de Danças Thalita Menezes ganha novas instalações em novo endereço, também no bairro Santa Mônica. Com uma ampla área de convivência, três salas de aula, cozinha, banheiro com chuveiro e loja, distribuídos em mais de 220 m², a escola muda de nome, e torna-se Affetto Espaço de Danças.

Nas nossas redes sociais, eventos e comunicação, a gente usa bastante as hashtags #simboradançar!  e #dançaparatodos! Somos uma escola jovem, com professores jovens e experientes ao mesmo tempo, com alto grau de engajamento com a dança e no estudo do corpo e movimento. No Espaço de Danças, todos são bem vindos! Independentemente de sexo, cor, raça, religião, biótipo, tribo ou qualquer fator que “desjunte” os corpos que estão dispostos compartilhar a dança.

Esta união de estilos e pessoas que dançam, permitiram ao Affetto Espaço de Danças realizar espetáculos de destaque em grandes teatros de Belo Horizonte. Com enredo inovador, alunos e professores comprometidos, a escola lotou casas como o Auditório do Instituto de Educação, Teatro Izabela Hendrix, Santo Agostinho e Teatro Sesiminas, com suas produções.

Aqui, as pessoas aprendem não somente passos de dança, mas entendem e vivem o papel social, físico e artístico que a arte da dança pode proporcionar aos indivíduos.

Formamos professores, bailarinos, contribuímos com a saúde física e mental dos alunos, mas principalmente, buscamos causar um impacto positivo na sociedade através da arte.

Sonho e Valores

Nosso sonho:

Ser referência em escola de dança na cidade de Belo Horizonte, a tendo como “Campo de Conhecimento”.

Nossos valores:

Desenvolvemos uma prática consciente e reflexiva.
Esse valor norteia as aulas e comportamentos esperados de alunos e professores do Affetto Espaço de Danças. Ao aprender uma modalidade de dança, o aluno desenvolve o seu aprendizado através de uma prática consciente e reflexiva, ampliando o autoconhecimento e relacionamento e convivência com pessoas de realidade e histórico de vida diferente.

Compartilhamos experiências com qualidade.
Os professores titulares e convidados do Affetto Espaço de Danças possuem sólida formação na área. Todo o nosso quadro docente está em formação em Licenciatura em Dança pela UFMG ou cursando Educação Fìsica, academizando e aprimorando seus estudos. O conteúdo de ensino de cada modalidade é organizado em módulos, e não em níveis, que são adequados à faixa etária e padrões de desenvolvimento cognitivo da criança e à realidade do adulto.

Valorizamos o gosto pela arte da dança.
Todos os corpos são bem vindos ao Affetto Espaço de Danças. Não existe preconceito em relação à altura, peso, sexo ou idade, ou qualquer fator que “desjunte” corpos interessados em dançar. Valorizamos a vontade em aprender do aluno matriculado, e o orientamos a alinhar seus objetivos com a dança.

Propiciamos um ambiente de inovação.
No Affetto Espaço de Danças, alunos e professores são estimulados a pensar “fora da caixa”. Seja através de aulas temáticas, de metodologias de ensino diferenciadas e nos espetáculos e eventos inovadores produzidos pela escola.

Agimos com organização e disciplina.
Temos um processo bem definido de matrícula, renovação e cancelamento, que são explicados para os alunos desde o primeiro contato com a escola. Todos recebem o Manual do Aluno, e o calendário de atividades e eventos, é compartilhado e atualizado com frequência. Valorizamos a disciplina como resultado de propósitos, refletida em sala, e nos eventos externos que os alunos participam.

Inspiramos alunos e comunidade com a dança.
Acreditamos que com a dança podemos fazer diferença na vida das pessoas e causar impacto positivo na sociedade. Desta maneira, o Affetto Espaço de Danças, inspira e estimula alunos e comunidade a refletirem sobre suas ações, postura e modo de ver a vida através da dança e a dança através da vida.

Depoimentos

Jenny Lopes – Administradora de Empresas

Em 2011, quando comecei a dançar conheci a Thalita através dos vídeos no YouTube, e tão logo me encantei. Distante da minha realidade, o Espaço de Danças era recém inaugurado e ficava a três horas da minha casa… Era só pra apreciar de longe!

Em 2012 resolvi fazer uma viagem ao EDTM para participar de um final de semana de Cursos de Verão, e no mesmo ano, encantada pelas aulas e pela incrível energia, resolvi encarar a viagem de 15 em 15 dias pra fazer parte da primeira turma quinzenal de Tribal Fusion.

O tempo foi passando, a família crescendo e se consolidando em nossos corações. Hoje sou aluna regular do EDTM há mais de três anos e sim, eu viajo toda semana pra fazer aulas, e se engana quem acha que é difícil! Quando a gente ama o que faz, nenhum esforço se torna cansativo. Isso sem contar as melhores companhias, amizades incríveis!

Thalita e Leandro hoje são meus professores na dança e na vida. A gestão do EDTM não poderia ser melhor. Thalita é uma artista incrível e sua metodologia de aulas é fantástica. Leandro é a inovação em pessoa, empreendedor em todos os sentidos da palavra! E os professores são maravilhosos, todos eles. Nunca vi uma galera tão jovem e profissional! Eles trabalham, se divertem e a gente dança feliz!

Priscilla Ohno – Psicóloga e Pesquisadora da UFMG (Mestrado)

Depois de muito tempo sem dançar, encontrei novamente o prazer e a alegria de estar bem comigo mesma, expressando com meu corpo a paz e a tranquilidade que tenho dentro de mim, superando meus receios e me encontrando novamente. Tudo isso é graças a minha Mestra linda, a Thalita, que fez reacender toda essa paixão pela dança. Estou no EDTM há mais de 1 ano e meio e a cada dia meu coração se enche de alegria por fazer parte dessa família maravilhosa. Sim, uma grande família! É assim que me sinto estando com tantas pessoas especiais e queridas. Que a cada oportunidade nos ensinam a ser mais do que bons dançarinos, a sermos pessoas melhores. Por ter uma filosofia de valorizar a verdadeira expressão corporal, dar “voz” a esse corpo e a experiência única de cada um, que vai além da técnica por si só.

Lígia de Laurentiis – Estagiária Cenex UFMG (Projeto Maioridade)

Em 2013, ansiosa para iniciar os estudos em uma nova modalidade de dança, tomei a decisão e fui ao encontro do EDTM. Afinal, aquele era o espaço onde a simpática Thalita, de quem eu já era fã através do seu canal no YouTube, poderia me ensinar o que há de encantador sobre a Dança do Ventre.

Além do treinamento físico e o aperfeiçoamento das técnicas que incorporam a dança, as professoras Thalita e Lara me incentivaram na busca pela identidade, a expressão de emoções e tudo aquilo que torna a dança mais singular.

Com a linha de ensino da escola, sinto mais segurança e apoio na desconstrução de estereótipos que tentam controlar a arte. As oportunidades de participar de cursos e aulas especiais com outros professores da escola são sempre incríveis.

E é cada vez mais essencial compartilhar as alegrias conquistadas com os queridos amigos que ali conheci. A família EDTM se nutre de boas energias e amor à dança. Nós, filhotinhos da Thalita e do Leandro, somos muito gratos por fazermos parte desse sonho.

Lu Barbosa – Estagiária em Treinamento Funcional

Conheci a Thalita no Congresso Mineiro de Dança do Ventre em 2011. Fiquei encantada com tanto domínio corporal e com a leveza dos movimentos, mas até então nunca tinha imaginado fazer aulas regulares com ela.

A academia onde eu fazia aulas foi fechada, então, tive de iniciar uma busca por novas escolas para continuar meus estudos em Dança do Ventre. Espaço de Danças Thalita Menezes? Totalmente inviável em relação ao bairro onde vivo: longe, fora de mão! Santa Mônica? Nem sabia para que lado da cidade ficava. Thalita Menezes? Só quando eu for fazer Tribal Fusion (nem sabia q ela ministrava Dança do Ventre). Definitivamente o EDTM não estava na minha lista de possíveis escolas, confesso! Porém, em 2014 uma amiga me chamou para fazer inscrição para o teste de alunos bolsistas da escola. Quando fizemos os testes pude vivenciar o lugar: ambiente agradável, todos muito gentis e amáveis. Realizei os testes com a linda da Jéssica Nunes, flor de pessoa e excelente professora!Diante de todos os pontos positivos que me deparei, me apaixonei pela escola.  E independentemente do resultado da seleção eu faria aulas lá!
Semanas depois quem assumiu as aulas da turma em que me matriculei foi a própria Thalita. Vish… Medo, insegurança, receio… Por quê? Nem eu sei… rs. Mas com o decorrer das aulas esses sentimentos foram passando e dando lugar somente para coisas positivas.
Hoje em dia nem acho o EDTM tão longe assim! Com a Thalita evolui muito, ela é uma verdadeira mãe e sim, também é especialista em Dança do Ventre. Amo cada dia mais esse lugar onde tive grandes alegrias, fiz amizades, tive grandes aprendizados, realizei sonhos…

Enfim, tenho apenas que agradecer a família EDTM por me proporcionar tanta felicidade.

Rafaela Viana – Estudante de Enfermagem no Centro Universitário UMA

Quando comecei a fazer aulas de Dança Contemporânea no EDTM eu não fazia ideia de como isso iria se tornar parte da minha vida de forma tão rápida e agradável. Depois de marcar e remarcar várias vezes minha primeira aula eu finalmente fui, e adorei! Fico muito feliz por ter tomado a decisão de ir conhecer o espaço e me aventurar no mundo da dança (o que depois deixou de ser aventura e se tornou parte da minha jornada). Não faz muito tempo que sou parte dessa família linda, mas já me sinto em casa! Porque é assim que o Espaço e as pessoas nele fazem a gente se sentir. O EDTM é parte da minha vida agora e não tem nada mais agradável do que estar numa semana “daquelas” e pensar: aguenta que no sábado tem aula de dança! Por isso, hoje e sempre, #simboradançar!

Raíssa Medeiros – Estudante de Fisioterapia na PUC Minas

Conheci o EDTM em 2013, quando comecei a fazer aulas de Tribal Fusion e escolhi o Espaço de Danças por ser referência no mesmo.
Achei que seria apenas uma escola de danças, onde eu aprenderia a minha modalidade e voltaria pra casa. Mas se tornou a minha segunda família e minha segunda casa. Além da dança, eu aprendi novos valores, a ser mais paciente e me deu uma segurança como pessoa e bailarina que nunca havia tido antes. O EDTM não influenciou apenas em minha dança,mas também no meu crescimento como ser humano.
Acordo todo sábado bem cedinho e super animada sabendo que o meu dia será repleto de alegria,de novos aprendizados, de cuidado e afeto.
Foi no EDTM que conquistei as melhores amizades e passei pelas maiores emoções, pois é tudo muito intenso.
Palavras não descrevem o que é ser e fazer parte do Espaço de Danças Thalita Menezes.
Sou extremamente grata por fazer parte dessa família.

Luana Marinho – Estudante de Ensino Médio

Comecei a fazer aulas no EDTM em 2014, e nesse pouco tempo de convivência aprendi tanta coisa! Não somente em relação a técnicas de dança, mas como me expressar através dela. Todos conseguem ver facilmente que no EDTM os professores e alunos tem um cuidado especial e atenção uns com outros. A paciência e o amor de ensinar tudo aquilo que aprenderam, fazer aquilo que gostam, transmitindo confiança e alegria sempre! Os sábados são sempre mais alegres porque o EDTM se tornou minha segunda casa.
Tenho orgulho de falar que faço aulas nesse estúdio maravilhoso!
#simboradançar!